sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fontes de Finaciamento Culturais – Editais

Olá,

O que um projeto cultural, um edital e um texto escrito a mão tem em comum? Em muitos casos só entende quem escreveu.

Digo isso, por que algumas pessoas comentam comigo sobre a dificuldade em ler e entender alguns editais. A boa noticia é que o problema não é com você, alguns deles são bem confusos mesmo. A má noticia, bem, não tem má noticia o que existe é um contexto.

Acontece que preparar um edital é uma tarefa bastante complexa, o edital funciona como um contrato, cheio de implicações juridicas, a desatenção com algum detalhe pode inclusive provocar a impugnação ao edital, coisa séria. Conciliar aspectos juridicos, fiscais e administrativos com as especificidades da cultura é um desafio também para os financiadores público e privado, e o processo de profissionalizaão do setor também passa por essas instâncias. Mas a tendência é os editais se tornarem mais funcionais a cada edição.

Enquanto isso, vou sugerir um procedimento de abordagem de editais que pra mim funciona bem, a elaboração de um resumo com as principais informações, assim você economiza tempo quando precisa buscar alguma informação, e diminui o risco de perder sua inscrição por que deixou de atentar para algum detalhe.

Abaixo compartilho uma tabela que uso com os participantes das minhas oficinas de formatação de projetos, esse é um modelo padrão, você pode acrescentar e tirar linhas de acordo com o edital em questão, então bom trabalho.

Abraços, Silvia Rodrigues

 

RESUMO EDITAL:

Data Limite:

Qual o prazo limite para inscrição?

Objeto

Que tipo de manifestação cultural será atendida pelo edital? Música, dança... Qual o valor do prêmio (s)? Tem alguma especificidade?

Proponente

Pessoa física, jurídica ou ambos?

Inscrição

Orientações para inscrição: online? Envio de documentos?quais?

Projeto

Existe uma orientação sobre o formato do projeto a ser encaminhado?

Anexos

É solicitado (permitido) o envio de material sobre o projeto? Quais? Deve ser anexado por meio digital ou enviado impresso? (portifólio, fotos, clipping...)

Critérios de desclassificação

Que tipo de procedimento pode invalidar a minha inscrição?

Critério de Seleção

Que critérios serão utilizados na avaliação das propostas? Existe uma pontuação? Qual?

Contrapartidas

Existe alguma exigência de contrapartida? Qual?

contratação

Quais são as exigências para contratação? Documentos? Certidão negativa de débitos? Outros?

pagamento/

desembolso

Uma vez aprovado o projeto, em quanto tempo o projeto recebe a verba? O desembolso é integral ou parcelado?

Prazo de execução

O edital estipula um prazo para a realização do projeto?

Prestação de contas

Existem exigências relacionadas à prestação de contas e comprovação de realização?

Divulgação do resultado

O edital tem etapas eliminatórias? quando será divulgado o resultado? Em que veículo?

3 comentários:

  1. Oi Sílvia!
    Seu Blog é muito legal e útil. Sou Artista Visual, produtor, consultor de cultura, elaboro, executo e presto contas de projetos artísticos culturais, entre outras coisas, também sou Analista de projetos da Funarte. As pessoas me procuram e eu auxilio na medida do possível e elas me sugerem que eu ministre Curso de Elaboração de Projetos, e, eu gostaria de fazer isso profissionalmente, mas não disponho de um modelo de curso (um formato) que facilite o meu trabalho. O que você me sugere ou pode me ajudar? Podemos inclusive trocar informações ou serviços (compartilhar, socializar conhecimentos, etc.). O que me diz sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Olá SIlvio,

    Grata pelo seu contato e palavras de incentivo.
    A proposta é essa mesmo compartilhar conhecimentos e aprender juntos.

    Sobre um modelo para propostas de cursos ele é basicamente: apresentação, objetivos, justificativa, metodologia,duração, cronograma com conteúdo das aulas, materiais necessários e público alvo.

    Vamos nos falando, abraços, Silvia Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. Compartilho aqui questão levantada em outro grupo virtual

    Oi Rutemberg, vc tem razão, alguns editais são bem confusos!! Mas existem diferenças entre eles, editais de estatais ou de orgãos públicos tendem a ter mais exigências de documentos, pois em geral são auditados pelo TCU, e alguns inclusive pedem que vc envie em separado o envelope de documentos e o da proposta artistica, nesses casos o segundo só é aberto se o 1º estiver em ordem.

    Tem diferença também entre as empresas com mais experiência em lançar editais e as iniciantes, no primeiro caso não são necessariamente mais simples, mas são mais direcionados, mais claros em relação ao que a empresa espera dos projetos. Isso acontece pq a empresa faz um recorte, dentro do universo cultural, do tipo de linguagem artistica que lhe interessa patrocinar, que tipo de público quer atingir, e incluse de que território.

    Editais que tem como foco cultura imaterial, manifestações populares ou notadamente iniciante, ex.; ETNODOC e VAI tendem a ser mais simples.

    O ideal é antes de inscrevermos um projeto em um edital pesquisar um pouco sobre o patrocinador, e perfil dos projetos aprovados em edições anteriores (se houver).

    Abraços, Silvia Rodrigues

    ResponderExcluir