quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CULTURA - Concursos, editais, eventos e oportunidades (atualizado em 18/01/2011)


 

ATÉ 19/JANEIRO

PROFESSORES DE MÚSICA - PROJETO GURI

Guri está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa preencher vagas para professores de música que tenham interesse em lecionar no programa. Os aprovados serão contratados em regime CLT e contarão com benefícios (vale-refeição, vale-alimentação e plano de saúde). O Guri é um programa de educação musical e inclusão social que conta com 50 polos de ensino na cidade de São Paulo e Região Metropolitana. Em 2012, passará por importante ampliação, com criação de muitas oportunidades de trabalho para professores de música.

http://www.gurisantamarcelina.org.br/secao.aspx?categoria=1&id=882

 
 

ATÉ 20 DE JANEIRO

ETNODOC III: EDITAL VOLTADO PARA DOCUMENTÁRIOS SOBRE PATRIMÔNIO IMATERIAL

O concurso está aberto a projetos inéditos de documentário etnográfico, voltado para exibição em redes públicas de TV. O edital tem como objetivo somar esforços e ampliar as ações voltadas para a valorização e promoção dessa dimensão do patrimônio cultural, assim como estimular iniciativas direcionadas à melhoria das condições de transmissão, produção e reprodução dos bens culturais que compõem esse universo.

http://etnodoc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemid=3


 

ATÉ 20 DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO - Editais SESI Cultural: Inscrições prorrogadas

As inscrições gratuitas para os editais do SESI Cultural 2012 serão encerradas no próximo dia 20 de janeiro. Estão sendo selecionados os espetáculos teatrais e os projetos culturais que vão compor a programação do Teatro SESI Centro, Teatro SESI Jacarepaguá e o Circuito SESI Cultural 2012.

http://www.firjan.org.br/data/pages/2C908CEC34D05CCE0134E72C69CE7281.htm


 


 

ATÉ 24 DE JANEIRO

EDITAL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

Estão abertas inscrições para o credenciamento de PROJETOS E ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS, ARTE-EDUCADORES, ARTISTAS e OFICINEIROS para as Ações

Culturais e Artísticas 2012, previstas no PPA 2010-2013, visando o estímulo e desenvolvimento de ações de difusão, valorização e formação artística, cultural e de cidadania, informações:

http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/admin/Upload/arquivos_sites/Edital%202012%20-%20Secult.pdf


 

ATÉ 31 DE JANEIRO.

PRÊMIO AGENTE JOVEM DE CULTURA

O concurso vai conceder 500 prêmios, no valor de R$ 9 mil cada, a iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais de todo o país. As inscrições para a premiação estão abertas a partir desta quinta-feira, 15, e se estendem até 31 de janeiro de 2012. Poderão participar da iniciativa jovens brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes há mais de três anos no país, na faixa etária entre 15 e 29 anos.

http://www.cultura.gov.br/site/2011/12/15/premio-agente-jovem-de-cultura-2/


 

ATÉ 31 DE JANEIRO.

INSCRIÇÕES PARA A 10ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) está recebendo, até o dia 31 de janeiro, as inscrições para a 10ª Semana Nacional de Museus. O evento, que neste ano ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio, acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).  A 10ª edição da iniciativa terá como tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações, e a programação contará com a participação de instituições museológicas de todo o país.

http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/04/10%C2%AA-semana-nacional-de-museus/


 


 

ATÉ 31 DE JANEIRO

SÃO PAULO (SP) Programa Municipal de Fomento ao Teatro

Entre os dias 2 e 31 de janeiro de 2012, a Secretaria Municipal da Cultura recebe as inscrições para a 20ª Edição do "Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo". O programa tem como objetivo selecionar e apoiar a manutenção e a criação de projetos de trabalho continuado de pesquisa e de produção teatral, visando assim o desenvolvimento do teatro, além de proporcionar melhor acesso da população ao mesmo, por intermédio de grupos profissionais de teatro que são financiados. Leia o edital na íntegra:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/fomento%20teatro_1324586934.pdf


 


 

ATÉ 31 DE JANEIRO

EDITAL VAI 2012

O programa Vai subsidia iniciativas culturais de jovens, principalmente aqueles de baixa renda, com idade entre 18 e 29 anos, e moradores de regiões do Município de São Paulo com deficiência de infra-estrutura e de acesso aos equipamentos culturais. Objetiva estimular a criação, o acesso, a formação e a participação dos pequenos produtores e criadores no desenvolvimento cultural da cidade, promover a inclusão cultural e estimular dinâmicas culturais locais e a criação artística em geral.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/editalvai_1324484423.pdf


 


 

ATÉ 01 DE FEVEREIRO

SÃO PAULO - CONVITE PARA SELEÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO ARTÍSTICA PELO PROJETO ADEMAR GUERRA

Entende-se como grupo o núcleo de artistas e ou técnicos em teatro estruturados e que se responsabilizem pela fundamentação e execução de suas ações, constituindo base organizativa de caráter continuado.b) Os grupos devem ser sediados nas cidades do interior, litoral e região metropolitana do Estado de São Paulo, exceto capital. A orientação consiste no acompanhamento do trabalho do grupo por um profissional de teatro, contratado pelo Projeto Ademar Guerra. Esse profissional atuará junto ao grupo, em sua própria cidade, em 2 encontros mensais de 6 horas cada, realizados quinzenalmente, segundo diretrizes estabelecidas pela coordenação do projeto. Mais informações: http://www.oficinasculturais.org.br/projeto-ademar/convite-selecao-grupos-teatrais.php


 

ATÉ 03 DE FEVEREIRO

SÃO PAULO (SP) Programa Municipal de Fomento à Dança

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo abre, a partir do dia 3 de janeiro, as inscrições para o Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. O programa, que já está na sua 12ª Edição, tem como objetivo principal selecionar projetos de dança contemporânea e apoiar seu desenvolvimento e manutenção, além de fortalecer a produção artística independente como um todo e garantir o acesso da população a este setor cultural. Leia o edital na íntegra:


http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/fomentodanca_1324586987.pdf


 


 

ATÉ 10 DE FEVEREIRO

SOROCABA (SP) Lei de Incentivo à Cultura - LINC 2012

A Comissão de Desenvolvimento Cultural (CDC) de Sorocaba recebe as inscrições para os interessados em concorrer às verbas da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) 2012 com projetos culturais. Os artistas nas áreas de Artes Cênicas (teatro, circo, dança e ópera), Artes Visuais (fotografia, artes plásticas e artes gráficas), Cinema e Vídeo, Letras, Música, Formação Cultural e Patrimônio Histórico e Cultural devem se inscrever até o dia 10 de fevereiro, apresentando os projetos que podem inserir em uma ou mais áreas.

http://www.sorocaba.sp.gov.br/pagina/544/


 


 

ATÉ 15 DE FEVEREIRO

EDITAL Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco

Parte do conjunto de Ações desenvolvidas pela Funarte/Ministério da Cultura, o Programa "Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco" é voltado para a realização de projetos culturais de baixo custo. A missão do programa é fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais na região da Bacia do Rio São Francisco. Os projetos financiados deverão ser propostos, ou ter como beneficiários, jovens de 17 a 29 anos residentes na área a ser alcançada, para promover a cidadania cultural. http://www.funarte.gov.br/edital/mais-cultura-microprojetos-rio-sao-francisco


 

ATÉ 16 DE FEVEREIRO

NACIONAL - EDITAL PARA OCUPAÇÃO NA FUNARTE

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), através de seu Centro de Artes Cênicas (Ceacen), abriu processos seletivos para projetos de ocupação de suas salas destinadas a teatro, dança e circo. Os editais, publicados na edição do dia 2 de janeiro de 2012 do Diário Oficial da União, são destinados  aos teatros Dulcina, Cacilda Becker, Duse e Glauce Rocha, no Rio de Janeiro; às salas Carlos Miranda e Renée Gumiel e ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, ao Galpão 3 da Funarte MG e ao Teatro Plínio Marcos, em Brasília. Será contemplado um projeto em cada edital.

http://www.funarte.gov.br/circo/selecoes-publicas-de-projetos-%E2%80%93-ocupacao-dos-espacos-cenicos-da-funarte/


 


 

ATÉ 29 DE FEVEREIRO

SÃO PAULO - PROJETO ADEMAR GUERRA - INSCRIÇÕES PARA ORIENTADORES

Estão abertas as inscrições para os interessados em prestar serviços como orientadores artísticos em teatro no Projeto Ademar Guerra – Edição 2012. O Projeto Ademar Guerra é uma ação de formação e de qualificação em teatro, que através da orientação artística especializada, ministrada por profissionais, tem como objetivo capacitar os grupos teatrais em atividade no interior, litoral e região metropolitana do Estado de São Paulo (exceto capital).
 http://www.oficinasculturais.org.br/projeto-ademar/chamamento-orientadores-2012.php


 

ATÉ 02 DE MARÇO

SÃO PAULO (SP) PROGRAMA  MOSAICO TEATRAL – 2012

O Programa Mosaico Teatral 2012 está com inscrições abertas para credenciamento de novos grupos e  espetáculos. Os
grupos já cadastrados também podem inscrever novos projetos no mesmo prazo.
Desenvolvido desde 2001, o Mosaico Teatral tem como objetivo principal a formação de equipes de representantes de cooperativas, interessadas em receber anualmente um espetáculo teatral, de forma a promover os princípios cooperativistas da Educação, Formação e Informação, Intercooperação e Preocupação com a Comunidade, além de ampliar a comunicação das cooperativas com suas comunidades. Saiba como inscrever espetáculos teatrais para os programas do Sescoop/SP no site: http://www.sescoopsp.org.br/default.php?p=texto.php&c=mosaico_teatral
ou escreva para: mosaicoteatral@sescoopsp.org.br

ATÉ 10 DE MARÇO

NACIONAL - EICTV SAN ANTONIO DE LOS BAÑOS

A Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV) abrirá, a partir de 25 de janeiro, processo seletivo para brasileiros interessados em participar do Curso Regular (período 2012-2015).  As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de março. As provas serão realizadas  nos dias 16 e 17 de março, em cinco capitais brasileiras:  Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Goiânia e Belém. O início do curso está previsto para o mês de setembro e o término será em julho de 2015.  Os candidatos deverão ter idade entre 22 e 29 anos.

http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/17/eictv-san-antonio-de-los-banos/


 


 

ATÉ 15 DE MARÇO

EDITAL BNDES - PROJETOS CINEMATOGRÁFICOS 2011/2012

A Seleção de Projetos Cinematográficos BNDES 2011/2012 visa apoiar projetos de produção e finalização de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário.

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Cultura//Audiovisual/Selecao/Edital_2012



 

ATÉ 21 DE MARÇO

FUNDO COMGÁS DE PATROCÍNIO SOCIOCULTURAL 

O Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural a apóia iniciativas enquadradas no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), que promovam aprendizado transformador e relações sustentáveis, despertem crianças, jovens e comunidades para novas perspectivas de vida, valorize saberes locais, promovar a diversidade das expressões artísticas, e contribua para democratização e circulação de conhecimento e cultura. Mais informações: http://www.fundocomgas.com.br/participe/regulamento/

ATÉ 30 DE MARÇO

EDITAIS DO PRÊMIO BRASIL CRIATIVO

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Economia Criativa (em estruturação), publicou dois editais do Prêmio Brasil Criativo na última sexta-feira, 30 de dezembro, no Diário oficial da União (Seção 3, páginas 29 a 31). As inscrições para os dois editais, que distribuirão R$ 4,1 milhões em prêmios, poderão ser feitas de 13 de fevereiro a 30 de março.

http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/02/economia-criativa-13/


 

ATÉ 13 DE JULHO

EDITAL IBERESCENA

O Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas abriu na segunda, 16 de janeiro, as inscrições para a seleção de projetos de dança, teatro e circo. Nesta edição, o Fundo destinará recursos a projetos de coprodução de espetáculos de teatro, dança e circo; ajuda a festivais, redes e circuitos; apoio a encontros e seminários voltados à formação na área de gestão e produção; e ajuda à criação dramatúrgica e coreográfica. Mais informações:

http://www.funarte.gov.br/edital/iberescena-abre-inscricao-de-projetos/ ou http://segib.org/files/2011/12/Pliegos-Licitación-Evaluación-Iberescena.pdf


 

ATÉ 31 DE JULHO (respeitado o limite orçamentário)

BNDES PROCULT

Dedicado exclusivamente à cadeia produtiva do audiovisual até novembro de 2009, o Procult alcança uma nova fase e se expande para diferentes segmentos da economia da cultura. Assim, o Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura – BNDES Procult se consolida como o principal instrumento do Banco de apoio ao setor cultural, estruturado em três subprogramas.

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Cultura/Procult/


 

OCUPAÇÃO DOS TEATROS MARIA DELLA COSTA E RUTH ESCOBAR

A APETESP (Associação do Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo), seleciona projetos para ocupação, no ano de 2012, dos teatros Maria Della Costa e Ruth Escobar.Os interessados devem entrar em contato com Paulo Mota pelo telefone 3289 - 2358 ou via e-mail: paulomota.apetesp@uol.com.br


 


 


 

9 comentários:

  1. Edital de Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural 2012 - http://bit.ly/uDn3I4

    ResponderExcluir
  2. ATÉ 20 DE MARÇO

    A Feira da Música 2012 abre a partir de segunda-feira, dia 30 de janeiro, as inscrições para grupos e artistas do Ceará, demais estados do Brasil e de outros países, que estejam interessados em se apresentar na Mostra de Música Independente. Ao todo, são quarenta vagas disponíveis, que serão distribuídas entre os três Palcos da Mostra (Rock, Instrumental e Brasil Independente). Além das informações do presente formulário, é necessário para a devida efetuação da inscrição, o envio de CD físico com no mínimo 03 faixas autorais produzidas entre 2010 e 2012. Quaisquer dúvidas, sugestões e críticas ao processo de inscrições devem ser encaminhadas para secretaria@feiramusica.com.br.
    Para outras informações sobre o envio, pode nos contactar por email ou pelo telefone: (85) 3262.5011
    http://www.feiradamusica.com.br/inscricoes2012

    ResponderExcluir
  3. ATÉ 23 DE FEVEREIRO

    Com o intuito de compor a sua programação, o Festival Latino-americano e Africano de Arte e Cultura (Flaac 2012), eixo estruturante das comemorações do cinquentenário da Universidade de Brasília (UnB), lança Convocatória para seleção de propostas artísticas. A participação de projetos locais, nacionais e internacionais, além de criar um diálogo entre os saberes africanos e latino-americanos, irá ampliar o caráter democrático do evento. As inscrições podem ser feitas entre 23 de janeiro e 23 de fevereiro de 2012, por meio de formulário virtual. Apresentações de todas as linguagens artísticas, das expressões mais tradicionais às contemporâneas, podem participar do processo seletivo.

    Toda a programação acontecerá em Brasília, ocupando diversos espaços culturais da cidade, e terá entrada franca. As atrações selecionadas nessa convocatória serão apresentadas entre 25 de maio e 13 de junho, período de realização dos caminhos temáticos do Flaac 2012.

    http://www.flaac2012.com.br/convocatoria/#.Tyf-alxrOrn

    ResponderExcluir
  4. Até 02 de março

    Estão abertas as inscrições para a quinta edição do projeto Seleção Brasil em Cena. Promovido pelo CCBB, o concurso de dramaturgia tem como principal objetivo fomentar a literatura dramática nacional por meio do surgimento de novos dramaturgos. Serão selecionados doze textos que receberão leituras dramatizadas distintas a serem realizadas no Rio de Janeiro e Brasília, durante as quais serão eleitos 2 textos vencedores (um em cada cidade), por meio do voto dos diretores e do público. Os 2 (dois) autores vencedores serão premiados com a encenação de seu texto nos teatros do CCBB RJ e Brasília patrocinadas pelo Banco do Brasil. Não há limite para a quantidade de textos inscritos por candidato.

    http://www.bb.com.br/portalbb/page511,128,10152,1,0,1,1.bb?dtInicio=1/2012&codigoEvento=4487

    ResponderExcluir
  5. Até 01 de março

    Os Correios lançaram edital disponibilizando cerca de R$ 10 milhões em patrocínio para projetos que ocuparão suas unidades culturais. Os projetos, nas áreas de Artes Cênicas – Dança e Teatro, Artes Visuais, Artes Integradas, Audiovisual, Humanidades e Música, serão selecionados para o período de julho de 2012 a março de 2013. Os patrocínios contemplam as unidades culturais do Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Fortaleza, Juiz de Fora e Brasília.

    http://www.correios.com.br/institucional/conheca_correios/acoes_culturais/esp_cult_rj/patrocinio/Conteudo/edital.cfm?edital=Cultural

    ResponderExcluir
  6. (RJ) VIDE CRONOGRAMA
    http://www.cultura.rj.gov.br/editais/doceditais/CP0162011_Cronograma.pdf

    Instituído com o objetivo de promover a fusão da cultura fluminense e o intercâmbio cultural entre regiões do estado do Rio de Janeiro e com outras regiões do país e do mundo,nas seguintes áreas: artesanato, design, arquitetura, restauro, patrimônio cultural material e imaterial,cultura popular,gastronomia,jogos, moda,mercado editorial, publicidade, rádio, TV, software aplicado à economia criativa, turismo, literatura, artes cênicas, música, audiovisual, artes visuais, artes integradas, gestão e produção cultural.

    O apoio consiste na concessão de passagens aéreas ou rodoviárias e reservas de hospedagem para grupos, artistas e técnicos convidados a participar de eventos culturais,
    promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, de reconhecido mérito, com a
    finalidade de: (a)apresentação de trabalho próprio;(b)residência artística;(c)cursos de
    capacitação na área cultural.

    http://www.cultura.rj.gov.br/editais/doceditais/EDCP0162011.pdf

    ResponderExcluir
  7. Até 22 de março

    Inscrições para o Anima Mundi 2012

    segue link para perguntas frequentes: http://www.animamundi.com.br/uploads_textarea/files/faq_inscricoes_port.pdf

    e inscrição: http://www.animamundi.com.br/uploads_textarea/files/regulamento_AM2012_final.pdf

    ResponderExcluir
  8. Até 15 de março

    Editais de Ocupação de Salas Funarte – Música
    Todas as pessoas jurídicas privadas, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em ocupar os espaços Funarte em três capitais e no Distrito Federal, têm até o dia 15 de março para inscrever suas propostas para utilização dos espaços. Os proponentes terão que comprovar experiência de, no mínimo, três anos na produção de espetáculos e eventos musicais. As iniciativas contempladas ocuparão as salas Cássia Eller em Brasília, Sidney Miller, no Rio de Janeiro, Guiomar Novaes, em São Paulo, e Galpão 1 da Funarte/MG, em Belo Horizonte.



    http://www.cultura.gov.br/site/2012/02/01/editais-de-ocupacao-de-salas-funarte-musica/

    ResponderExcluir
  9. Até 16 de março

    Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues

    Em comemoração ao aniversário de cem anos de nascimento do dramaturgo Nelson Rodrigues, a Fundação Nacional de Artes, vinculada ao Ministério da Cultura (Funarte/MinC) está lançando o edital Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues – 100 Anos do Anjo Pornográfico. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 31, e o seu objetivo é fomentar, em âmbito nacional, a apresentação de espetáculos das 17 obras dramáticas escritas pelo autor.

    Os valores dos prêmios variam de R$ 50 mil a R$ 110 mil, de acordo com os números de personagens dos espetáculos, e o montante é de R$ 1,3 milhão. Estão habilitados a participar como proponentes os artistas, produtores culturais, companhias e grupos teatrais, associações, cooperativas ou empresas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.

    http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/01/Edital-Pr%C3%AAmio-Nelson-Brasil-Rodrigues-100-Anos-do-Anjo-Pornogr%C3%A1fico-2012.pdf

    ResponderExcluir