domingo, 29 de janeiro de 2012

3. PENSANDO O PROJETO – CADEIA PRODUTIVA

Cada linguagem artistica tem realidades e necessidades especificas, conhecer e dominar a dinâmica da sua cadeia produtiva representa um grande passo para a profissionalização das suas ações, além de fornecer informações valiosas para a criação e formatação dos seus projetos.

Por cadeia produtiva podemos entender: mídia; público, outros profissionais da área, formadores de opinião, fornecedores, poder público, patrocinadores, espaços culturais e demais setores que envolvem uma determinada linguagem artistica/cultural.


 


Esse é uma relação padrão, elementos podem ser incluidos ou retirados de acordo com suas necessidades e interesses, o mais importante é começar a perceber a rede que envolve sua ação cultural e a partir desses elementos estabelecer metas, colher informações, traçar estratégias, prever dificuldades, etc. Exemplo:

  • FORNECEDORES: manter uma relação dos possiveis fornecedores de material e mão de obra para as suas ações culturais, vai facilitar e agilizar o levantamento de custos e montagem do orçamento do seu projeto.


     

  • PÚBLICO: qual é o público alvo do seu trabalho? Onde pode ser encontrado? Qual a forma de comunicação mais adequada para atingi-lo? Esse tipo de informação é fundamental para montar uma estratégia de divulgação realmente eficiente.


     

  • OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA: O termo "concorrente" é incompatível com o setor artistico cultural, pois a relação com cada obra é única e individual. No entanto, é importante (re)conhecer os demais profissionais que atuam na sua área, seja para troca de conhecimentos ou simplesmente para identificar o que no seu trabalho é semelhante a outras obras, e mais importante o que te diferencia.


     

  • FORMADORES DE OPINIÃO: existem pessoas/instituições que têm influência sobre o seu setor cultural? Esse é um tópico que se mistura um pouco com os demais itens, o formador de opinião não se limita ao critico ou intelectual da midia, é também o programador de um espaço cultural, uma agência de produção de elenco, de eventos ou de conteúdo para midia, educadores, enfim, pessoas/instituições que podem contribuir para a difusão do seu trabalho.


     

  • INSTITUIÇÕES PATROCINADORAS: as fontes de financiamento podem ser pública ou privada, podem ser vinculadas ou não a leis de incentivo, o patrocinio pode vir em forma de apoio financeiro, de bens ou serviços, não se limitar a uma única forma de financiamento aumenta as suas chances de sucesso. Além de se manter informado sobre editais e patrocinadores tradicionais das artes, uma sugestão é observar nos anúncios vinculados na midia impessa e TV o tipo de propaganda vinculada pelas empresas, se observar alguma com uma proposta ou público alvo que se identifica com o seu, entre em contato e apresente sua proposta, destacando os pontos em comum e vantagens da associação da marca ao seu trabalho. Lembre-se o "não" você já tem, o "sim" é lucro, você não perde nada por tentar.


     

Esses são apenas alguns exemplos, cada um dos tópicos elencados e outros que você pode incluir apresentam demandas próprias e podem pedir ações pontuais para serem potencializados, mas todos agregam informações pertinentes ao seu projeto no momento da formatação.

Lembre-se o projeto é a organização da suas idéias visando a sua realização, quanto mais elementos e informações você tiver sobre a ação que pretende realizar, mais concreto e viavel será o seu projeto.

Abraços, Silvia Rodrigues

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