terça-feira, 17 de janeiro de 2012

2. Pensando o Projeto: Improviso x Planejamento

O que você quer propor? Qual é a sua idéia? De onde ela vem?
A dificuldade em formatar um projeto é maior quanto mais “improvisada” for a proposta. Então vale a pena investir tempo, pesquisando, planejando e buscando a sua identidade criativa dentro do universo cultural.
Quando se tem uma orientação sobre o encaminhamento que pretendemos dar ao nosso trabalho a idéia do projeto é consequencia. Ex.:
Universo Cultural – Artes Cênicas – teatro – formas animadas : entendo que nesse momento eu quero investir o meu potencial criativo na pesquisa, produção e circulação de espetáculos de formas animadas, mais especificamente “bonecos de vara”.
A partir dessa orientação é possivel mapear suas necessidades, ex.: material de pesquisa, espaço para ensaio, capacitação técnica, recursos para montagem, temporada ou circulação, outros
Note que nem todas as necessidades precisam obrigatoriamente de investimento financeiro, soluções criativas podem ser encontradas junto a parceiros, apoiadores, amigos, familia, etc.
Essas informações já abrem a possibilidade de inúmeros projetos, além das clássicas montagem e temporada, pode-se pensar em um concurso de dramaturgia para bonecos ou em um encontro de profissionais da área, por exemplo.
O acesso aos recursos da cultura está cada vez mais vinculado a editais públicos e privados, nesse cenário é comum proponentes tentarem a “sorte” enviando seu projeto para todos os editais possiveis, independente de serem compatíveis ou não com a sua proposta, ou ainda proponentes que passam o ano tentando “inventar” um projeto para cada ocasião.
Com diferentes idéias a mão é possivel evitar esses improvisos, e avaliar melhor que edital ou perfil de patrocinador é mais adequado para essa ou aquela proposta e assim aumentar as chances de sucesso.
Abraços, Silvia Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário