domingo, 29 de janeiro de 2012

3. PENSANDO O PROJETO – CADEIA PRODUTIVA

Cada linguagem artistica tem realidades e necessidades especificas, conhecer e dominar a dinâmica da sua cadeia produtiva representa um grande passo para a profissionalização das suas ações, além de fornecer informações valiosas para a criação e formatação dos seus projetos.

Por cadeia produtiva podemos entender: mídia; público, outros profissionais da área, formadores de opinião, fornecedores, poder público, patrocinadores, espaços culturais e demais setores que envolvem uma determinada linguagem artistica/cultural.


 


Esse é uma relação padrão, elementos podem ser incluidos ou retirados de acordo com suas necessidades e interesses, o mais importante é começar a perceber a rede que envolve sua ação cultural e a partir desses elementos estabelecer metas, colher informações, traçar estratégias, prever dificuldades, etc. Exemplo:

  • FORNECEDORES: manter uma relação dos possiveis fornecedores de material e mão de obra para as suas ações culturais, vai facilitar e agilizar o levantamento de custos e montagem do orçamento do seu projeto.


     

  • PÚBLICO: qual é o público alvo do seu trabalho? Onde pode ser encontrado? Qual a forma de comunicação mais adequada para atingi-lo? Esse tipo de informação é fundamental para montar uma estratégia de divulgação realmente eficiente.


     

  • OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA: O termo "concorrente" é incompatível com o setor artistico cultural, pois a relação com cada obra é única e individual. No entanto, é importante (re)conhecer os demais profissionais que atuam na sua área, seja para troca de conhecimentos ou simplesmente para identificar o que no seu trabalho é semelhante a outras obras, e mais importante o que te diferencia.


     

  • FORMADORES DE OPINIÃO: existem pessoas/instituições que têm influência sobre o seu setor cultural? Esse é um tópico que se mistura um pouco com os demais itens, o formador de opinião não se limita ao critico ou intelectual da midia, é também o programador de um espaço cultural, uma agência de produção de elenco, de eventos ou de conteúdo para midia, educadores, enfim, pessoas/instituições que podem contribuir para a difusão do seu trabalho.


     

  • INSTITUIÇÕES PATROCINADORAS: as fontes de financiamento podem ser pública ou privada, podem ser vinculadas ou não a leis de incentivo, o patrocinio pode vir em forma de apoio financeiro, de bens ou serviços, não se limitar a uma única forma de financiamento aumenta as suas chances de sucesso. Além de se manter informado sobre editais e patrocinadores tradicionais das artes, uma sugestão é observar nos anúncios vinculados na midia impessa e TV o tipo de propaganda vinculada pelas empresas, se observar alguma com uma proposta ou público alvo que se identifica com o seu, entre em contato e apresente sua proposta, destacando os pontos em comum e vantagens da associação da marca ao seu trabalho. Lembre-se o "não" você já tem, o "sim" é lucro, você não perde nada por tentar.


     

Esses são apenas alguns exemplos, cada um dos tópicos elencados e outros que você pode incluir apresentam demandas próprias e podem pedir ações pontuais para serem potencializados, mas todos agregam informações pertinentes ao seu projeto no momento da formatação.

Lembre-se o projeto é a organização da suas idéias visando a sua realização, quanto mais elementos e informações você tiver sobre a ação que pretende realizar, mais concreto e viavel será o seu projeto.

Abraços, Silvia Rodrigues

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Fontes de Finaciamento Culturais – Editais

Olá,

O que um projeto cultural, um edital e um texto escrito a mão tem em comum? Em muitos casos só entende quem escreveu.

Digo isso, por que algumas pessoas comentam comigo sobre a dificuldade em ler e entender alguns editais. A boa noticia é que o problema não é com você, alguns deles são bem confusos mesmo. A má noticia, bem, não tem má noticia o que existe é um contexto.

Acontece que preparar um edital é uma tarefa bastante complexa, o edital funciona como um contrato, cheio de implicações juridicas, a desatenção com algum detalhe pode inclusive provocar a impugnação ao edital, coisa séria. Conciliar aspectos juridicos, fiscais e administrativos com as especificidades da cultura é um desafio também para os financiadores público e privado, e o processo de profissionalizaão do setor também passa por essas instâncias. Mas a tendência é os editais se tornarem mais funcionais a cada edição.

Enquanto isso, vou sugerir um procedimento de abordagem de editais que pra mim funciona bem, a elaboração de um resumo com as principais informações, assim você economiza tempo quando precisa buscar alguma informação, e diminui o risco de perder sua inscrição por que deixou de atentar para algum detalhe.

Abaixo compartilho uma tabela que uso com os participantes das minhas oficinas de formatação de projetos, esse é um modelo padrão, você pode acrescentar e tirar linhas de acordo com o edital em questão, então bom trabalho.

Abraços, Silvia Rodrigues

 

RESUMO EDITAL:

Data Limite:

Qual o prazo limite para inscrição?

Objeto

Que tipo de manifestação cultural será atendida pelo edital? Música, dança... Qual o valor do prêmio (s)? Tem alguma especificidade?

Proponente

Pessoa física, jurídica ou ambos?

Inscrição

Orientações para inscrição: online? Envio de documentos?quais?

Projeto

Existe uma orientação sobre o formato do projeto a ser encaminhado?

Anexos

É solicitado (permitido) o envio de material sobre o projeto? Quais? Deve ser anexado por meio digital ou enviado impresso? (portifólio, fotos, clipping...)

Critérios de desclassificação

Que tipo de procedimento pode invalidar a minha inscrição?

Critério de Seleção

Que critérios serão utilizados na avaliação das propostas? Existe uma pontuação? Qual?

Contrapartidas

Existe alguma exigência de contrapartida? Qual?

contratação

Quais são as exigências para contratação? Documentos? Certidão negativa de débitos? Outros?

pagamento/

desembolso

Uma vez aprovado o projeto, em quanto tempo o projeto recebe a verba? O desembolso é integral ou parcelado?

Prazo de execução

O edital estipula um prazo para a realização do projeto?

Prestação de contas

Existem exigências relacionadas à prestação de contas e comprovação de realização?

Divulgação do resultado

O edital tem etapas eliminatórias? quando será divulgado o resultado? Em que veículo?

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CULTURA - Concursos, editais, eventos e oportunidades (atualizado em 18/01/2011)


 

ATÉ 19/JANEIRO

PROFESSORES DE MÚSICA - PROJETO GURI

Guri está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa preencher vagas para professores de música que tenham interesse em lecionar no programa. Os aprovados serão contratados em regime CLT e contarão com benefícios (vale-refeição, vale-alimentação e plano de saúde). O Guri é um programa de educação musical e inclusão social que conta com 50 polos de ensino na cidade de São Paulo e Região Metropolitana. Em 2012, passará por importante ampliação, com criação de muitas oportunidades de trabalho para professores de música.

http://www.gurisantamarcelina.org.br/secao.aspx?categoria=1&id=882

 
 

ATÉ 20 DE JANEIRO

ETNODOC III: EDITAL VOLTADO PARA DOCUMENTÁRIOS SOBRE PATRIMÔNIO IMATERIAL

O concurso está aberto a projetos inéditos de documentário etnográfico, voltado para exibição em redes públicas de TV. O edital tem como objetivo somar esforços e ampliar as ações voltadas para a valorização e promoção dessa dimensão do patrimônio cultural, assim como estimular iniciativas direcionadas à melhoria das condições de transmissão, produção e reprodução dos bens culturais que compõem esse universo.

http://etnodoc.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemid=3


 

ATÉ 20 DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO - Editais SESI Cultural: Inscrições prorrogadas

As inscrições gratuitas para os editais do SESI Cultural 2012 serão encerradas no próximo dia 20 de janeiro. Estão sendo selecionados os espetáculos teatrais e os projetos culturais que vão compor a programação do Teatro SESI Centro, Teatro SESI Jacarepaguá e o Circuito SESI Cultural 2012.

http://www.firjan.org.br/data/pages/2C908CEC34D05CCE0134E72C69CE7281.htm


 


 

ATÉ 24 DE JANEIRO

EDITAL PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

Estão abertas inscrições para o credenciamento de PROJETOS E ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS, ARTE-EDUCADORES, ARTISTAS e OFICINEIROS para as Ações

Culturais e Artísticas 2012, previstas no PPA 2010-2013, visando o estímulo e desenvolvimento de ações de difusão, valorização e formação artística, cultural e de cidadania, informações:

http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/admin/Upload/arquivos_sites/Edital%202012%20-%20Secult.pdf


 

ATÉ 31 DE JANEIRO.

PRÊMIO AGENTE JOVEM DE CULTURA

O concurso vai conceder 500 prêmios, no valor de R$ 9 mil cada, a iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais de todo o país. As inscrições para a premiação estão abertas a partir desta quinta-feira, 15, e se estendem até 31 de janeiro de 2012. Poderão participar da iniciativa jovens brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes há mais de três anos no país, na faixa etária entre 15 e 29 anos.

http://www.cultura.gov.br/site/2011/12/15/premio-agente-jovem-de-cultura-2/


 

ATÉ 31 DE JANEIRO.

INSCRIÇÕES PARA A 10ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) está recebendo, até o dia 31 de janeiro, as inscrições para a 10ª Semana Nacional de Museus. O evento, que neste ano ocorrerá entre os dias 14 e 20 de maio, acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio).  A 10ª edição da iniciativa terá como tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações, e a programação contará com a participação de instituições museológicas de todo o país.

http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/04/10%C2%AA-semana-nacional-de-museus/


 


 

ATÉ 31 DE JANEIRO

SÃO PAULO (SP) Programa Municipal de Fomento ao Teatro

Entre os dias 2 e 31 de janeiro de 2012, a Secretaria Municipal da Cultura recebe as inscrições para a 20ª Edição do "Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo". O programa tem como objetivo selecionar e apoiar a manutenção e a criação de projetos de trabalho continuado de pesquisa e de produção teatral, visando assim o desenvolvimento do teatro, além de proporcionar melhor acesso da população ao mesmo, por intermédio de grupos profissionais de teatro que são financiados. Leia o edital na íntegra:

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/fomento%20teatro_1324586934.pdf


 


 

ATÉ 31 DE JANEIRO

EDITAL VAI 2012

O programa Vai subsidia iniciativas culturais de jovens, principalmente aqueles de baixa renda, com idade entre 18 e 29 anos, e moradores de regiões do Município de São Paulo com deficiência de infra-estrutura e de acesso aos equipamentos culturais. Objetiva estimular a criação, o acesso, a formação e a participação dos pequenos produtores e criadores no desenvolvimento cultural da cidade, promover a inclusão cultural e estimular dinâmicas culturais locais e a criação artística em geral.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/editalvai_1324484423.pdf


 


 

ATÉ 01 DE FEVEREIRO

SÃO PAULO - CONVITE PARA SELEÇÃO DE GRUPOS TEATRAIS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO ARTÍSTICA PELO PROJETO ADEMAR GUERRA

Entende-se como grupo o núcleo de artistas e ou técnicos em teatro estruturados e que se responsabilizem pela fundamentação e execução de suas ações, constituindo base organizativa de caráter continuado.b) Os grupos devem ser sediados nas cidades do interior, litoral e região metropolitana do Estado de São Paulo, exceto capital. A orientação consiste no acompanhamento do trabalho do grupo por um profissional de teatro, contratado pelo Projeto Ademar Guerra. Esse profissional atuará junto ao grupo, em sua própria cidade, em 2 encontros mensais de 6 horas cada, realizados quinzenalmente, segundo diretrizes estabelecidas pela coordenação do projeto. Mais informações: http://www.oficinasculturais.org.br/projeto-ademar/convite-selecao-grupos-teatrais.php


 

ATÉ 03 DE FEVEREIRO

SÃO PAULO (SP) Programa Municipal de Fomento à Dança

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo abre, a partir do dia 3 de janeiro, as inscrições para o Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. O programa, que já está na sua 12ª Edição, tem como objetivo principal selecionar projetos de dança contemporânea e apoiar seu desenvolvimento e manutenção, além de fortalecer a produção artística independente como um todo e garantir o acesso da população a este setor cultural. Leia o edital na íntegra:


http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/fomentodanca_1324586987.pdf


 


 

ATÉ 10 DE FEVEREIRO

SOROCABA (SP) Lei de Incentivo à Cultura - LINC 2012

A Comissão de Desenvolvimento Cultural (CDC) de Sorocaba recebe as inscrições para os interessados em concorrer às verbas da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) 2012 com projetos culturais. Os artistas nas áreas de Artes Cênicas (teatro, circo, dança e ópera), Artes Visuais (fotografia, artes plásticas e artes gráficas), Cinema e Vídeo, Letras, Música, Formação Cultural e Patrimônio Histórico e Cultural devem se inscrever até o dia 10 de fevereiro, apresentando os projetos que podem inserir em uma ou mais áreas.

http://www.sorocaba.sp.gov.br/pagina/544/


 


 

ATÉ 15 DE FEVEREIRO

EDITAL Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco

Parte do conjunto de Ações desenvolvidas pela Funarte/Ministério da Cultura, o Programa "Mais Cultura – Microprojetos Rio São Francisco" é voltado para a realização de projetos culturais de baixo custo. A missão do programa é fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e projetos artísticos e culturais na região da Bacia do Rio São Francisco. Os projetos financiados deverão ser propostos, ou ter como beneficiários, jovens de 17 a 29 anos residentes na área a ser alcançada, para promover a cidadania cultural. http://www.funarte.gov.br/edital/mais-cultura-microprojetos-rio-sao-francisco


 

ATÉ 16 DE FEVEREIRO

NACIONAL - EDITAL PARA OCUPAÇÃO NA FUNARTE

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), através de seu Centro de Artes Cênicas (Ceacen), abriu processos seletivos para projetos de ocupação de suas salas destinadas a teatro, dança e circo. Os editais, publicados na edição do dia 2 de janeiro de 2012 do Diário Oficial da União, são destinados  aos teatros Dulcina, Cacilda Becker, Duse e Glauce Rocha, no Rio de Janeiro; às salas Carlos Miranda e Renée Gumiel e ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet, em São Paulo, ao Galpão 3 da Funarte MG e ao Teatro Plínio Marcos, em Brasília. Será contemplado um projeto em cada edital.

http://www.funarte.gov.br/circo/selecoes-publicas-de-projetos-%E2%80%93-ocupacao-dos-espacos-cenicos-da-funarte/


 


 

ATÉ 29 DE FEVEREIRO

SÃO PAULO - PROJETO ADEMAR GUERRA - INSCRIÇÕES PARA ORIENTADORES

Estão abertas as inscrições para os interessados em prestar serviços como orientadores artísticos em teatro no Projeto Ademar Guerra – Edição 2012. O Projeto Ademar Guerra é uma ação de formação e de qualificação em teatro, que através da orientação artística especializada, ministrada por profissionais, tem como objetivo capacitar os grupos teatrais em atividade no interior, litoral e região metropolitana do Estado de São Paulo (exceto capital).
 http://www.oficinasculturais.org.br/projeto-ademar/chamamento-orientadores-2012.php


 

ATÉ 02 DE MARÇO

SÃO PAULO (SP) PROGRAMA  MOSAICO TEATRAL – 2012

O Programa Mosaico Teatral 2012 está com inscrições abertas para credenciamento de novos grupos e  espetáculos. Os
grupos já cadastrados também podem inscrever novos projetos no mesmo prazo.
Desenvolvido desde 2001, o Mosaico Teatral tem como objetivo principal a formação de equipes de representantes de cooperativas, interessadas em receber anualmente um espetáculo teatral, de forma a promover os princípios cooperativistas da Educação, Formação e Informação, Intercooperação e Preocupação com a Comunidade, além de ampliar a comunicação das cooperativas com suas comunidades. Saiba como inscrever espetáculos teatrais para os programas do Sescoop/SP no site: http://www.sescoopsp.org.br/default.php?p=texto.php&c=mosaico_teatral
ou escreva para: mosaicoteatral@sescoopsp.org.br

ATÉ 10 DE MARÇO

NACIONAL - EICTV SAN ANTONIO DE LOS BAÑOS

A Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba (EICTV) abrirá, a partir de 25 de janeiro, processo seletivo para brasileiros interessados em participar do Curso Regular (período 2012-2015).  As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de março. As provas serão realizadas  nos dias 16 e 17 de março, em cinco capitais brasileiras:  Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Goiânia e Belém. O início do curso está previsto para o mês de setembro e o término será em julho de 2015.  Os candidatos deverão ter idade entre 22 e 29 anos.

http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/17/eictv-san-antonio-de-los-banos/


 


 

ATÉ 15 DE MARÇO

EDITAL BNDES - PROJETOS CINEMATOGRÁFICOS 2011/2012

A Seleção de Projetos Cinematográficos BNDES 2011/2012 visa apoiar projetos de produção e finalização de obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, nos gêneros Ficção, Animação e Documentário.

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Cultura//Audiovisual/Selecao/Edital_2012



 

ATÉ 21 DE MARÇO

FUNDO COMGÁS DE PATROCÍNIO SOCIOCULTURAL 

O Fundo Comgás de Patrocínio Sociocultural a apóia iniciativas enquadradas no artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91), que promovam aprendizado transformador e relações sustentáveis, despertem crianças, jovens e comunidades para novas perspectivas de vida, valorize saberes locais, promovar a diversidade das expressões artísticas, e contribua para democratização e circulação de conhecimento e cultura. Mais informações: http://www.fundocomgas.com.br/participe/regulamento/

ATÉ 30 DE MARÇO

EDITAIS DO PRÊMIO BRASIL CRIATIVO

O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Economia Criativa (em estruturação), publicou dois editais do Prêmio Brasil Criativo na última sexta-feira, 30 de dezembro, no Diário oficial da União (Seção 3, páginas 29 a 31). As inscrições para os dois editais, que distribuirão R$ 4,1 milhões em prêmios, poderão ser feitas de 13 de fevereiro a 30 de março.

http://www.cultura.gov.br/site/2012/01/02/economia-criativa-13/


 

ATÉ 13 DE JULHO

EDITAL IBERESCENA

O Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas abriu na segunda, 16 de janeiro, as inscrições para a seleção de projetos de dança, teatro e circo. Nesta edição, o Fundo destinará recursos a projetos de coprodução de espetáculos de teatro, dança e circo; ajuda a festivais, redes e circuitos; apoio a encontros e seminários voltados à formação na área de gestão e produção; e ajuda à criação dramatúrgica e coreográfica. Mais informações:

http://www.funarte.gov.br/edital/iberescena-abre-inscricao-de-projetos/ ou http://segib.org/files/2011/12/Pliegos-Licitación-Evaluación-Iberescena.pdf


 

ATÉ 31 DE JULHO (respeitado o limite orçamentário)

BNDES PROCULT

Dedicado exclusivamente à cadeia produtiva do audiovisual até novembro de 2009, o Procult alcança uma nova fase e se expande para diferentes segmentos da economia da cultura. Assim, o Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura – BNDES Procult se consolida como o principal instrumento do Banco de apoio ao setor cultural, estruturado em três subprogramas.

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Cultura/Procult/


 

OCUPAÇÃO DOS TEATROS MARIA DELLA COSTA E RUTH ESCOBAR

A APETESP (Associação do Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo), seleciona projetos para ocupação, no ano de 2012, dos teatros Maria Della Costa e Ruth Escobar.Os interessados devem entrar em contato com Paulo Mota pelo telefone 3289 - 2358 ou via e-mail: paulomota.apetesp@uol.com.br


 


 


 

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

2. Pensando o Projeto: Improviso x Planejamento

O que você quer propor? Qual é a sua idéia? De onde ela vem?
A dificuldade em formatar um projeto é maior quanto mais “improvisada” for a proposta. Então vale a pena investir tempo, pesquisando, planejando e buscando a sua identidade criativa dentro do universo cultural.
Quando se tem uma orientação sobre o encaminhamento que pretendemos dar ao nosso trabalho a idéia do projeto é consequencia. Ex.:
Universo Cultural – Artes Cênicas – teatro – formas animadas : entendo que nesse momento eu quero investir o meu potencial criativo na pesquisa, produção e circulação de espetáculos de formas animadas, mais especificamente “bonecos de vara”.
A partir dessa orientação é possivel mapear suas necessidades, ex.: material de pesquisa, espaço para ensaio, capacitação técnica, recursos para montagem, temporada ou circulação, outros
Note que nem todas as necessidades precisam obrigatoriamente de investimento financeiro, soluções criativas podem ser encontradas junto a parceiros, apoiadores, amigos, familia, etc.
Essas informações já abrem a possibilidade de inúmeros projetos, além das clássicas montagem e temporada, pode-se pensar em um concurso de dramaturgia para bonecos ou em um encontro de profissionais da área, por exemplo.
O acesso aos recursos da cultura está cada vez mais vinculado a editais públicos e privados, nesse cenário é comum proponentes tentarem a “sorte” enviando seu projeto para todos os editais possiveis, independente de serem compatíveis ou não com a sua proposta, ou ainda proponentes que passam o ano tentando “inventar” um projeto para cada ocasião.
Com diferentes idéias a mão é possivel evitar esses improvisos, e avaliar melhor que edital ou perfil de patrocinador é mais adequado para essa ou aquela proposta e assim aumentar as chances de sucesso.
Abraços, Silvia Rodrigues

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

1. Pensando o Projeto

Antes de se lançar à tarefa de elaborar um projeto é importante ter algumas questões em mente:
Em termos gerais um projeto é a proposta de efetivação de uma idéia, no qual se discriminam sua motivação, objetivos, procedimentos, tempo e recursos necessários para sua realização.
Todo projeto tem um início e um fim.
Um projeto tem objetivos claramente definidos e tangíveis.
Envolve um conjunto determinado de recursos humanos, financeiros e materiais.
No caso de um artista, produtor ou instituição cultural o projeto é fruto de uma idéia criativa que visa atender à uma demanda de fomento, produção, circulação de bens culturais, valorização de expressões tradicionais, estímulo à fruição, democratização do acesso, formação de platéia, entre outros.
No caso de empresas o projeto cultural atende à demandas de posicionamento de marca ou proposta de comunicação da instituição com seus públicos interno e/ou externo, e envolvem conceitos de Marketing Cultural e Responsabilidade Social.
ATENÇÃO: É muito fácil reconhecer um projeto formatado às pressas, na última hora. Um bom projeto precisa de tempo e dedicação para ser elaborado. Lembre-se, em muitos casos o projeto é o 1º contato que outros profissionais terão com o seu trabalho, então cuidado com a imagem que ele vai passar de você.
abraços, SIlvia Rodrigues

APRESENTAÇÃO

No universo cultural é comum encontrar profissionais talentosos com idéias criativas, mas sem recursos para viabilizá-las. A maior parte das verbas disponiveis passa por editais e leis de incentivo, que têm em comum a necessidade de apresentação de um projeto. No entanto, elaborar e formatar uma proposta cultural, que para além do conteúdo artistico envolva também aspectos financeiros e organizacionais é um grande desafio, mesmo para os profissionais mais experientes. O que proponho é um espaço para refletir sobre estratégias de gestão cultural, uma extensão online das palestras e oficinas de Elaboração de Projetos Culturais, aberto a todos as pessoas com interesse no tema. O ponto de partida será o compartilhamento de algumas reflexões, dicas e sugestões sobre a “arte“ de elaborar projetos culturais, além da divulgação de editais, sites e bibliografias do setor. Acredito que a partir dessa interação o encaminhamento dos temas se dará naturalmente. Desde já agradeço a atenção e conto com suas observações, dúvidas e sugestões. Abraços, Silvia Rodrigues